sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mensagem aos Catequista - por Dom Orlando Brandes - Arcebispo de Londrina

Mensagem aos Catequistas
Ministérios e Serviços


Dom Orlando BrandesArcebispo de Londrina/PR
O último domingo de agosto é o dia do catequista. É com admiração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra esta festividade. A catequese é o sucesso de Jesus, o bem supremo da Igreja, a humanização e evangelização das pessoas, real colaboração na renovação da sociedade. A catequese é o útero da mãe Igreja, onde o Espírito Santo gera novos cristãos, como gerou Jesus no seio de Maria. Sendo a igreja Corpo de Cristo, a catequese é seu sangue e vitalidade. Sem o ensino da fé, a igreja fenece. “A catequese é a alma da Igreja”.
Enquanto processo de educação da fé, a catequese começa no ventre materno até à eternidade. A missão do catequista é transmitir a experiência de fé para que seus ouvintes experimentem o fascínio do evangelho, descubram a beleza da comunidade e se dediquem na transformação da sociedade. É claro que os pais são os primeiros catequistas e a comunidade com sua vitalidade litúrgica, pastoral, profética, missionária é uma especial catequizadora, como também os grupos de reflexão.
Hoje, a igreja se volta com especial carinho para a “catequese com adultos”, focalizando a realidade urbana e a construção do novo mundo. É o que se entende por “Catequese Renovada”. Não pode ser uma “catequese de verniz” mas deve ir à raiz. Catequese adulta, numa Igreja adulta, para uma sociedade novo.
Você catequista, é eleito e eleita de Deus, que fala em nome da Igreja e ensina a sã doutrina. Nobre é sua tarefa, árduo o seu trabalho, incomensurável o bem que realiza. Você está no coração da Igreja, porque veio do coração de Deus, para chegar ao coração do mundo. Você é anjo que anuncia, é apostolo que ensina, é mártir que dá testemunho. Como não exultar de alegria no seu dia? O que fala mais alto é o seu testemunho de vida. Oxalá você possa brilhar pela sua competência, seu humanismo, sua fé, sua santidade. Você é com um artista que vai esculpindo Jesus Cristo o seu reino nas pessoas, nas comunidades, na sociedade.
Posso imaginar com que zelo você prepara sua catequese e com que esmero você diariamente deixa-se catequizar pela Palavra de Deus e pela oração. “Implosão em Deus para a explosão no irmão”. Posso também equilatar o quanto você precisa do apoio dos bispos, padres, pais, lideranças, padrinhos, etc. A Igreja comovida e agradecida, louva a Deus que confiou em você e lhe conferiu tão alta missão. Você constrói a nova sociedade que chamamos de comunhão e participação, ou “sistema da solidariedade”. Com você nossas crianças antes da primeira comunhão, aprendem a comunhão com a família, a comunhão com a natureza, com as outras crianças, com os pobres e a comunhão consigo mesmas. Você, catequista, revela aos jovens o fascínio do evangelho, a pessoa de Jesus, a estrada do céu. Eles deixam a fascinação do pecado pelo encantamento do tesouro escondido que é o reino de Deus. E você, educa os adultos, ajudando-os a encontrar o sentido da vida e a resposta para suas indagações. Que vocação sublime a de ser educador da fé e ajudar as mulheres e homens a serem amigos de si mesmos, irmãos dos outros, filhos de Deus e construtores do reino de Deus.
Pela sua importância, a catequese é um verdadeiro ministério. Somos todos convidados a olhar para o “catequista Jesus de Nazaré” e com Ele aprender a ser discípulos da Palavra de Deus. O Catequista, seguidor de Jesus, terá todos os dias a Bíblia na mão para fazer a leitura orante. Precisamos catequizar nossos próprios corações, ou seja, primeiro falar “com Deus”, para depois falar “de Deus”. Igualmente o Apostolo Paulo, é um catequista de um perfil inigualável. Todo o Ano Paulino está destinado a ser um “Ano Catequético”.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - por ,Arquidiocese de Juiz de Fora/MG

...É maravilhoso ouvir palavras tão doces vindas de alguém tão importante! Obrigada Senhor por esse dom!



quinta-feira, 27 de agosto de 2009

30 de Agosto Dia da Vocação Laical e Dia do CATEQUISTA.





Νeste Domingo, o quarto domingo de agosto, mês das vocações, a Igreja dedica às vocações laicais, ou seja, a vocação do leigo. Essa vocação é de fundamental importância para os nossos tempos. A vocação do leigo tem como missão ser sal da terra e luz no mundo; seja lá onde estiver, o leigo manifesta com a sua vida a glória de Deus através da vivencia do seu batismo.
O leigo atrai para a Igreja as vocações, com o seu próprio testemunho de vida e serviço dentro e fora da Igreja. Ele é instrumento de comunhão entre o mundo e a Igreja, tornando o mundo menos caótico e mais humano, mais cheio de Deus, libertando o mundo do relativismo, dos falsos deuses, do consumismo exacerbado, da destruição das famílias…
A vocação laical pode se manifestar de vários modos: casados, solteiros, consagrados… jovens, adultos, crianças, idosos, homem e mulher, todos tem seu papel importante na Igreja e no mundo. Os casados tem de manifestar a sua vocação em primeiro lugar no seio de sua família, sendo Igreja doméstica, gerando filhos para o céu, exercendo seu papel de pai e mãe espirituais, além do biológico.
Em nossa comunidade, a vocação laical se dá pela consagração de nossas vidas ao serviço da Igreja dentro de um carisma específico: “Oração e Amor como instrumentos de restauração de Famílias“. Somos leigos consagrados. Consagramos nossas vidas para sermos instrumentos de salvação para as famílias do mundo inteiro. Lutamos por viver a radicalidade do Evangelho naquilo que o nosso Batismo nos chama a viver.
Não desperdice a vocação a qual Deus te chama, seja ela qual for, aceite o chamado de Deus para a sua vida se tornar cheia de sentido e ser feliz.


"Deus te ama....

Deus te abraça.....

Deus te amaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!"

Um parabéns especial para uma catequista abençoada, minha amiga Clécia!

Que neste dia em que a igreja comemorada o dom de evangelizar crianças, Deus possa multiplicar seu dom, e transbordar em seu coração o amor!

A paz de Deus e o carinho de Nossa Senhora te acompanhe sempre, Amém!

30 de Agosto - Dia do Catequista
" Não é preciso fazer grandes coisas para o próximo, é a quantidade de AMOR que colocamos naquilo que fazemos é que torna bonita aos olhos de Deus nossa oferenda."
PaRaBéNs, CaTeQuIsTas!