domingo, 8 de março de 2009

Achei essas dicas para catequista aqui na net e amei, BEIJOS!!!!!!!


Porque as palavras não bastam
Os catequistas sabem muito bem que as crianças e os adolescentes passam, em média, trinta e seis ou quarenta horas por semana diante da televisão. Nas imagens.
Os catequistas sabem muito bem que os jovens cresceram diante da televisão e que, por isso, têm o cérebro estrutura do pelas imagens.
Os catequistas também sabem que os adultos respiram as imagens e vivem na civilização da imagem.
Então, porque é que muitos catequistas se iludem, pensando que podem deixar a imagem do lado de fora da porta da catequese?
Uma hora de palavras poderá vencer uma avalancha de imagens? É verdade que não! É este o motivo pelo qual o catequista não pode deixar de aprender a comunicar com a imagem."

(Apresentação do 6º Capítulo do livro Ó CATEQUISTA, MEU CATEQUISTA de Tonino Lasconi)

2 comentários:

Eu quero ter um coração de criança! disse...

Realmente, sábias palavras!
Não podemos ignorar a realidade. Ouço, TODOS OS DIAS, crianças e adolescentes fazendo comentários(nem sempre aproveitáveis) sobre desenhos, filmes e programas de tv, fora os inúmeros comentários sobre os video games...
Sabe Ana, há algum tempo que tento conscientizar algumas pessoas sobre este fato, para que juntos possamos entrar neste meio muito aceito por esta faixa etária, creio que esta é a maneira mais eficaz para que hoje a evangelização aconteça. Precisamos propor coisas novas que os façam refletir...Precisamos adaptar nossas atividades através de novos meios. Você que é professora sabe que as crianças ficam entediadas quando veem apenas letras e números a sua frente, não é verdade? Os sábios professores tornam eficazes seus conteúdos quando utilizam outros recursos.
Na Igreja não pode ser diferente! Concorda?
Bom, só pelo título de seu blog creio que a resposta seja afirmativa!
Aliás, boa escolha! Parabéns!
Seja bem vinda a blogosfera! Que Nosso Senhor Jesus Cristo abençõe tua missão! Ore por mim também! Até mais!

Semeando disse...

Concordo plenamente... nós temos que aproveitar todos os artifícios de fixação da palavra e principalmente as crianças gravam muito mais imagens do que palavras.
parabéns pelo lindo blog!
gostaria de lhe oferecer meu selinho com todo carinho.
abraços e fique com Deus.

Postar um comentário