quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Para Professores de Ensino Religioso

O OBJETIVO CENTRAL DO ENSINO RELIGIOSO

O ser humano tem que descobrir o caminho que leva à dimensão religiosa.Isto acontece quando este se descobre no mundo e aprende a importância dos valores essenciais da conduta correta, que o faz crescer em dignidade e sabedoria, capaz de ser feliz onde toda a busca encerra.

E para a formação do ser humano, a escola desenvolverá, através da disciplina Ensino Religioso, temas que despertem o sentido da própria vida. Tal sentido é explorado através da descoberta do mundo, de si, do outro e do Criador (DEUS). A partir dessa vivência, estimular o crescimento de cada um com os valores essenciais como: amor, respeito, limite, fraternidade, compaixão e tolerância. O ensino religioso, também como área de conhecimento, trabalha a compreensão do fenômeno religioso. Portanto o fenômeno religioso supõe fatos religiosos, tendo assim algo de Transcendente que se manifesta, através da religião, na espiritualidade humana.

Assim, os valores essenciais ligados na dimensão espiritual, farão de cada um autênticos cidadãos, capazes de viver e conviver consigo, com outro e desenvolver com mais clareza, a religiosidade com o encontro do Divino.

O QUE É O ENSINO RELIGIOSO?

A palavra “Religião” vem do Latim “ RELIGIO”. Segundo o renomado apologista Cristão Lactâncio, RELIGIO viria do verbo “RELIGARE”, que significa ligar de novo, estabelecer novo laço, relacionamento. Religião seria, nesse sentido, a atitude de piedade e devoção que religa, une de novo os homens de Deus.

Realmente o poder da Religião liga o ser humano ao seu criador.

A ideologia que faz desviar a religião do seu papel fundamental, que é amar a Deus e ao próximo, tem como objetivo o Capital.

Muitos líderes políticos e religiosos usam o nome de Deus e da Religião para proveito próprio.

1 comentários:

WorldEdit disse...

Boa noite!

Meu nome é Jennifer e sou graduada em Geografia. No momento ministro aulas de Geografia e Ensino Religioso, gostaria de algumas dicas para trabalhar em sala de aula em ensino religioso...pois não tinha experiência nesta disciplina.

Grata, aguardo retorno!

Postar um comentário